Milton Santos e a globalização

A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.
VIDEO 1

Estudei por quatro anos uma apostila escrita pelo professor Milton Santos nos meus tempos de estudante da cadeira de História e Geografia Econômica sob a coordenação do ótimo professor Valdir , o autor da tal apostila que tratava do desumano sistema capitalista desde seu período embrionário da transição do período feudal até o atual é Milton Almeida dos Santos (Brotas de Macaúbas, 3 de maio de 1926 – São Paulo, 24 de junho de 2001) foi um geógrafo brasileiro. Graduado em Direito, Milton destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo.
                               VIDEO 2


Foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970. Também se destacou por seus trabalhos sobre a globalização nos anos 1990. A obra de Milton Santos caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista, e seus pressupostos teóricos dominantes na geografia de seu tempo. Milton Santos ganhou o prêmio Vautrin Lud, em 1994, o de maior prestígio na área da geografia.

O prêmio é considerado o Nobel da geografia. Milton Santos foi o primeiro e é o único geógrafo da América Latina a ter ganhado o prêmio em questão. Agraciado postumamente em 2006 com o Prêmio Anísio Teixeira.



Nos anos 90  Milton foi convidado da UEM  para ministrar aula inaugural do curso de Geografia da instituição paranaense.

                  Magno Moreira

Comentários