Em muitos casos, os governos derrubados foram substituídos por ditaduras, por vezes, instalado com assistência estadunidense.
A mudança de regime tem sido tentada através da participação direta de agentes dos Estados Unidos, com o financiamento e o treinamento de grupos insurgentes dentro desses países, campanhas de propaganda anti-regime, golpes de Estado, e outras atividades, muitas vezes ilegais, geralmente realizadas como operações da CIA.

Os Estados Unidos também tem realizado mudanças de regime por uma ação militar direta, como na sequência da invasão estadunidense ao Panamá em 1989 e a invasão do Iraque em 2003. Alguns argumentam que agências governamentais não transparentes dos Estados Unidos que trabalham em segredo, por vezes, enganam ou não programam plenamente as decisões dos líderes civis eleitos e que isto tem sido um importante componente de muitas das tais operações. .
Alguns alegam que os Estados Unidos apoiaram golpes contra as democracias que viam como comunistas ou que possivelmente poderiam tornar-se comunistas.Os Estados Unidos também apoiaram secretamente grupos de oposição em vários países, sem necessariamente tentar derrubar o governo. Por exemplo, a CIA financiou partidos políticos anticomunistas em países como Itália e Chile, mas também rebeldes armados curdos que lutavam contra o governo do Partido Baath no Iraque na Segunda Guerra Curdo-Iraquiana anterior ao Acordo de Argel.


Comentários
Postar um comentário