E você ? .......O que pensa de tudo isso ?

-A ignorância do povo é o projeto político da elite brasileira ?
- Vocês que fazem parte dessa massa 

 Que passa nos projetos do futuro 
 É duro tanto ter que caminhar 
 E dar muito mais do que receber 
 Êh, ô, ô, vida de gado Povo marcado

 

Ê, Povo feliz!
 


-ZÉ RAMALHO. A peleja do diabo com o dono do céu. Rio de Janeiro: Sony, 1979 (fragmento). 

  Falta de posição diante do meio que vives é sinal de falta de senso crítico, senso crítico pode ser estimulado em salas de aula ou em quaisquer das inúmeras mídias existentes e .... ou ainda não existentes, pois o tempo voa; é volátil como uma ''mente engessada pelo conformismo de um admirável boi novo, que em breve irá ao abate, sádico, lento e brutal''

                                   Esse é o mundo do -''Quem cala consente'' 

SE ORIENTE RAPAZ!

Em momentos de crise, saudosistas dos anos de chumbo surgem trazendo o pedido por uma “intervenção militar”, muitas vezes sem nem saber do que se trata. 

Alguns desses simpatizantes, que insistem em dizer que não houve ditadura no país, talvez precisem conhecer um pouco mais da nossa história. 

Afinal, o que fez com que esse período fosse caracterizado com esse termo? Vários aspectos do regime mostram que a vida no Brasil não era boa como muitos gostam de dizer. 

A opressão e a tirania estavam por toda parte. Duvida? Então dá uma olhada nessa lista: 

Manifestações 

Hoje é possível se manifestar pelos mais diversos movimentos ideológicos, inclusive há quem peça pela volta da ditadura, por exemplo. Mas protestos eram duramente combatidos pelos militares nos anos de chumbo. O estudante secundarista Edson Luís foi assassinado a tiros por protestar contra a alta no preço da comida de um restaurante estudantil. 

A revolta popular foi se tornando frequente mas era repreendida. Em 1964, a sede da UBES e das entidades estudantis foi metralhada e incendiada no Rio de Janeiro para tentar frear o avanço da atuação do movimento. Impedir que as pessoas manifestem suas insatisfações políticas e sociais é típico de um regime ditatorial. 

Corrupção 

Atualmente, apesar de muitas pessoas continuarem impunes, o Brasil tem um maior número de investigações e punições aos envolvidos em corrupção. 

Os investimentos em transparência e autonomia da Polícia Federal trouxeram o tema com força ao anseio popular. Porém durante a ditadura, além do aumento da desigualdade social e crescimento da dívida pública, a corrupção também foi marcante. 

Os corruptos se beneficiaram do regime e muitos casos só vieram a tona após a redemocratização.

''Entre as trincheiras do medo, num vil ranking de frases de pessoas vencedoras, o melhor jogador de todos os tempos aparece mais de uma vez''


  -Quando um país se propõe a estabelecer um base nacional comum curricular no ensino escolar é natural que haja algum tipo de resistência ou embate entre diferentes correntes ideológicas até que se chegue a um consenso que viabilize a sua implantação. 

-Ao longo desse processo, alguns argumentos são colocados à prova. Um exemplo emblemático é o do especialista em sociologia do conhecimento Michael Young, professor emérito do Instituto de Educação da Universidade de Londres e um dos principais teóricos em educação do mundo, que reviu as ideias que defendia ao se deparar, em campo, com um cenário diferente do traçado por suas teorias. 

- Em 1971, Young publicou o livro Knowledge and Control, em que se posiciona a favor da liberdade curricular e endossa a visão de que o currículo se trata de uma arbitrariedade cultural, em que as decisões envolvem relações desiguais de poder. 

Porém, no início da década de 1990, ao trabalhar na África do Sul quando Nelson Mandela foi eleito presidente, o especialista foi forçado a mudar de opinião. Para se livrar da educação do tempo do apartheid e tudo o que ela representava, o primeiro governo democrático do país passou por uma construção curricular muito abrangente e generalista.

 Os professores, tão acostumados com um currículo hierárquico e ditatorial, não souberam o que fazer. 

Ao ver os padrões educacionais caírem quando se esperava o contrário, Young percebeu que dar aos professores e às escolas total liberdade não é a única resposta para se melhorar as oportunidades para todos os alunos. A construção do currículo pedagógico precisa considerar as necessidades dos alunos. Em alguns casos, a forma de avaliação deve ser revista, de maneira que seja possível analisar tanto os conhecimentos gerais quando as competências e habilidades desenvolvidas no transcorrer das aulas.

 

É muito triste constatar que os alunos e os professores são reféns do currículo escolar muitas vezes subversivamente maquiados pelos ''construtores da história''- falando em Matéria de História - observo que muitos jovens nunca ouviram falar da ditadura militar brasileira, efetivada em 1964 e consolidada por décadas, deixando uma trilha de horrores, nunca ou quase nunca esse tema veio a baila para ser debatido e estudado em uma sala de aula num Colégio Cívico Militar, os alunos desconhecem detalhes da luta armada, prisões, torturas e ações deflagrada por um falso e insosso legalismo militar, assim os donos do poder legitimou e se estabeleceu no poder através da força e de um congresso acovardado e pálido.


Nessa perspectiva, de currículo escolar, o currículo de qualidade deve ser  aquele que faz a integração horizontal e vertical de conteúdos significativos dos diversos componentes curriculares, transformando a escola num ambiente vivo de aprendizagem, por meio de uma abordagem prática, vinculada a trabalhos que irão preparar cidadãos para entender. 

É  importante que o professor aguce a curiosidade do aluno em aprofundar - se em algum tema, pode ser o estudo do Período feudal e o processo da clara interferência do ''livre capital - o neoliberalismo, o Neoliberalismo e sua vomitativa premissa econômica e social que se manifesta em defesa do Estado mínimo, que seria a menor intervenção possível do Estado na economia. 

Trata-se de uma retomada das ideias liberais existentes nos séculos XVIII e XIX e que estavam relacionadas ao pensamento do economista escocês Adam Smit. Pode - se ainda definir esse vilão das massas de outra maneira, esse neoliberalismo é um modelo socioeconômico criado durante a década de 1970, na Europa, e baseado no liberalismo clássico. Em outras palavras, trata-se de uma teoria econômica para orientar as políticas baseadas no capitalismo. Todos, professores, alunos e cidadãos devem ter um ponto de vista em assuntos que lhe são de interesse.


Para a professora da UnB Maria Mollo, a valorização fictícia do capital nos mercados financeiros desvaloriza as pessoas. Essa é a base do neoliberalismo, razão da desigualdade e despertar de crises. Esse blogueiro que escreve esse artigo não é um Doutor em História - Econômica ou Sociologia, apenas procura entender o momento do mundo onde vive e os '' porquês'' que tanto o enfada. 


- Atenhamos na tal globalização - a ditadura dos mercados - esse processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial, que objetiva o crescimento econômico do  ''Macro'' ao ''Micro e como se origina o empobrecimento das nações da Periferia global, soube - se lá em 2021 que a famigerada Pandemia provocara o aumento nos níveis de pobreza sem precedentes nas últimas décadas e teve um forte impacto na desigualdade e no emprego, mas a pior Pandemia é a Pandemia econômica provocada pelo neoliberalismo que está agora entrincheirados pelos lados de Wall Street .


Em um novo relatório anual de 2021, a CEPAL estimou - se  que o total de pessoas pobres aumentou para 209 milhões no final de 2020, 22 milhões de pessoas a mais do que no ano anterior. Além disso, insta a criar um novo Estado de bem-estar.
- Eis o processo de empobrecimento que tem no neoliberalismo, pois sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações, com as explorações sofrida pelo connquistado que tem o conquistador como principal causador, o processo é insano e macabro e você está dentro dele, mas não pensa, não se interessa por nada, enquanto as ações nadam nos principais mercado de capitais, esse vilão que vai ficando maior a cada fatia que abocanha da sua renda anual - daí o empobrecimento - tudo é pobre num ambiente onde não - se pensa a realidade - mas você nem quer saber nada de política - o poeta estava certo ! - mas ''Você Merece, Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba e amanhã, seu Zé
Se acabarem teu carnaval''

Você merece e assim caminha a humanidade enquanto os cães ladram com o caminhar dessa caravana cada dia mais perigosa e esmagadora. E você ? .......O que pensa de tudo isso ?----------------------------------

                                     Frederico Ferreira


Retocai o céu de anil -Bandeirolas no cordão Grande festa em toda a nação. 
Despertai com orações -O avanço industrial Vem trazer nossa redenção. 
- Tem garota-propaganda Aeromoça e ternura no cartaz, Basta olhar na parede, 
-Minha alegria Num instante se refaz 

- Pois temos o sorriso engarrafado ,Já vem pronto e tabelado 
É somente requentar E usar, É somente requentar 
-E usar, Porque é made, made, made, made in Brazil.Porque é made, made, made, made in Brazil. 

- E tem jornal popular que Nunca se espreme Porque pode derramar. É um banco de sangue encadernado 
-
-Já vem pronto e tabelado, É somente folhear e usar, É somente folhear e usar.

-
Letra de Parque Industrial/ Gilberto Gil, música imortalizada na voz de Tom Zé 
-Album: primoroso e fundamental -“Tropicalia: Ou Panis Et Circensis” (1968) 

                         *Em algumas publicações na web a música é creditada para Tom Zé

Comentários