A grosso modo trotskismo procura defender o marxismo em sua versão "ortodoxa", contra a burocratização do Estado Operário e política nacionalista da Internacional, a partir da ascensão de Josef Stálin ao poder em 1924 na União Soviética.
O papel de León Trotsky, a fundação da IV Internacional e do movimento trotskista merecem muito mais que uma nota. Mas não podemos deixar passar esta data porque ela também coincide com um fato notável.
Fala-se e conhece-se muito mais de Trotsky nesta última década do que em muitas anteriores. Comenta-se e simpatiza-se com sua figura.
Há alguns dias a TV Brasil fez um excelente documentário sobre sua vida, e um livro do cubano Leonardo Padura que toca a tragédia de sua vida em paralelo à de seu assassino, “O homem que amava os cachorros” se converteu em um dos mais comentados nos últimos tempos.
Agora que o mundo é movimentado por muitas lutas democráticas, compreende-se melhor sua luta incansável e em condições totalmente desiguais que levou adiante contra Stálin e seu aparelho.
Os jovens querem conhecer Trotsky e nós, mais velhos, temos que tentar ajudar para que se entenda o que é ser trotskista hoje.
Já o Marxismo-Leninismo apoia a criação de um estado de partido único liderado por um partido comunista como meio para desenvolver o socialismo e depois o comunismo.
Frederico Ferreira
Comentários
Postar um comentário